Cursos




INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (60h) 


Introdução à Educação Digital (60h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).


Público Alvo: 

Professores e gestores da Rede Pública de Ensino.


 
TECNOLOGIAS  NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs (60h)
 

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:


- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;



- planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.



- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.



Público Alvo: 

Professores e gestores da Rede Pública de Ensino.

Pré-requisito:

Ter concluído o curso de Introdução a Educação Digital.


ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40h)

Elaboração de Projetos (40h) - Visa capacitar os professores para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola. O foco principal do curso é desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que os professores possam planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).


Público Alvo: 

Professores e gestores da Rede Pública de Ensino.

Pré-requisito:

Ter concluído o curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. 



REDES DE APRENDIZAGEM (40h)

Redes de Aprendizagem tem como objetivo compreender como as novas mídias sociais diversificam as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetam nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.



Público Alvo: 

Professores e gestores da Rede Pública de Ensino.

Pré-requisito:

Ter concluído o curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. 



FORMAÇÃO DE SUPORTE TÉCNICO PROINFO

O curso tem como objetivo formar mão de obra capaz de oferecer suporte técnico, em primeiro nível, aos laboratórios das escolas beneficiadas pelo Proinfo, nas áreas de Linux, redes e segurança. O enfoque principal do treinamento é o Linux Educacional e suas ferramentas, na parte de software, e nos kits disponibilizados pelo programa,na parte de hardware.

O curso mostra as características do Linux e sua administração, os conceitos de redes com e sem fio, protocolo TCP/IP e configuração de interfaces, oferecendo também os conceitos e melhores práticas em segurança no uso de redes e internet. Todas as sessões teóricas são fundamentadas com atividades práticas.

O processo de disseminação do conteúdo será feito através de multiplicadores.

Ao final do curso o aluno terá aprendido a:
  • Resolver os problemas relativos ao uso do laboratório;
  • Manter e atualizar a plataforma de software;
  • Identificar e resolver os problemas dos componentes de hardware do laboratório;
  • Auxiliar os professores na disponibilização de material didático/pedagógico (TIC).
Público Alvo: 

Professores e gestores da Rede Pública de Ensino.

Pré-requisito:

Ter concluído o curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. 


INFORMÁTICA BÁSICA 

Possibilidade de dar os primeiros passos no mundo da informática. Conhecer as principais ferramentas e sua utilidade, como editor de texto, planilha, apresentação e aprender a navegar na Internet.


Público Alvo: 

Profissionais da Rede Pública de Ensino.



CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM em EAD

- Oficina de Editor de Apresentação

O curso visa o planejamento e desenvolvimento de jogos educativos utilizando o Software de apresentação (Impress ou Power Point). Os jogos utilizados nos LIEDs buscam promover a dinamização dos conteúdos trabalhados em sala-de-aula, bem como explorar todas as áreas de conhecimento do aluno.

Público Alvo: 

Professores e gestores da Rede Pública de Ensino.

Pré-requisitos:
  • Ser Professor da Rede Pública de Ensino;
  • Conhecer as principais ferramentas do software de Apresentação;
  • Ter tempo disponível para realizar as tarefas à distância;
  • Ter acesso a Internet.

 Objetivos:
  • Refletir o uso dos Objetos de Aprendizagem como facilitador do ensino-aprendizagem;
  • Estimular a criação de Objetos de Aprendizagem;



OFICINA DE HOT POTATOES 




O Hot Potatoes é um software educacional utilizado para criar exercícios sob a forma de objetos digitais para publicação na web. É gratuito desde que utilizado para fins pedagógicos e permite que outros possam acessar os exercícios na Web.


Tem sido utilizado como ferramenta em Educação a Distância (EAD) e como suporte  a construção de instrumentos de avalição on-line.

Confira o Hotsite desta oficina clique aqui



OFICINA DE JOGOS EM CALC




Esta oficina tem por objetivo a utilização do Calc para criar jogos pedagógicos que ajudarão significativamente os professores a enriquecer suas aulas no Laboratório de Informática Educativa.